Biblioteca

O agrupamento de Escolas de Camarate- D. Nuno Álvares Pereira  é composto por quatro bibliotecas:

  • Biblioteca da Escola EB 2,3 Mário de Sá Carneiro (sede);

 

  • Biblioteca do Centro Escolar da Quinta das Mós, Biblioteca “Sofá de Orelhas”;

 

  • Biblioteca da Escola EB1/JI de Fetais;

 

  • Biblioteca da Escola EB1 Nº1 de Camarate (aguarda inauguração).

A Coordenadora das Bibliotecas do Agrupamento e Professora bibliotecária da Escola Sede é a Professora Susana Sintra.

As BECREs Escola Sede, Centro Escolar da Quinta das Mós e Escola EB1/JI Nº1 de Camarate são asseguradas pelas professoras bibliotecárias Susana Sintra e  Fernanda Café.

Horário: dias úteis (Escola EB2,3 Mário de Sá Carneiro)

08:00 – 15:30. O utente deve consultar o horário afixado à entrada da sala, no Piso 2 do pavilhão 1.

Almoço: a abertura do espaço está assegurada.

Local: Sala

Telefone: 219488920 (ext.346)

Horário: dias úteis (Centro Escolar EB1/JI Quinta das Mós / Escola EB1/JI de Fetais)

Deverá ser consultado no estabelecimento de ensino.

Telefone: 219475459 (Centro Escolar das Mós)

                  219484120 (Escola EB1/JI Nº1 de Camarate)

————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Longe vai o tempo em que a Biblioteca Escolar era um mero repositório de livros, com as suas estantes fechadas e ambiente sombrio, apenas visitada regularmente pelos estudantes mais aplicados.

Nas últimas décadas as Bibliotecas Escolares vieram progressivamente a adquirir uma posição central na vida das escolas, apetrechando-as com documentos de natureza diversa e equipamento que para alguns alunos só aqui são acessíveis.

A biblioteca/centro de recursos da Escola E.B.2,3 Mário de Sá Carneiro é uma biblioteca generalista, acompanhando, assim, o desenho curricular e a oferta formativa. As áreas mais representativas são as das de literatura infanto-juvenil, história, arte, ciências

A biblioteca/centro de recursos está disponível a alunos e a docentes da escola. A disponibilização em livre acesso da colecção, com cerca de 7.500 monografias, cerca de 200 filmes,100 cd s com vários estilos musica.

O centro de recursos localiza-se no 1º andar do pavilhão central.

A sociedade em rede obriga a estratégias de adaptação num mundo em mudança. Com a revolução das tecnologias da informação, as bibliotecas reconhecem de forma natural a necessidade de se actualizarem permanentemente, no entanto os fracos recursos da escola na biblioteca não existe um único computador.

A Biblioteca faz parte da rede de bibliotecas escolares desde 2001 e rege-se por objetivos e valores consignados no projeto educativo de escola, concretizados em acções de partilha, colaboração e pró-atividade, dentro e fora da comunidade escolar.

São objetivos da biblioteca/centro de recursos educativos da escola:

  • Criar e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida;
  • Proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimentos;
  • Apoiar os alunos na aprendizagem e na prática de competências de avaliação e utilização da informação, independentemente da sua natureza;
  • Providenciar o acesso aos recursos documentais (locais, regionais, nacionais e globais), que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas;
  • Organizar atividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para as questões de ordem cultural e social;
  • Defender a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma cidadania efetiva e responsável;
  • Promover a leitura junto da comunidade escolar e fora dela.

De modo a cumprir estes objetivos, a BE/CRE desenvolve serviços e atividades de seleção e aquisição de recursos, proporcionando acesso material e intelectual a fontes de informação apropriadas.

A nossa BE/CRE irradia luminosidade, convida a entrar e a folhear os livros, a dar vida às personagens, fadas e duendes, piratas, corsários que neles habitam, convida ao lazer com revistas, filmes e jogos, lança desafios e convida ainda ao sossego, raridade que nos dias que correm urge também saber apreciar.

Por tudo isto: Alunos, Professores, Pais e Encarregados de Educação, Familiares, Assistentes Técnicos e Operacionais, ESTAMOS À VOSSA INTEIRA DISPOSIÇÃO!

No ano letivo em curso, o acolhimento aos utilizadores é feito com o apoio de um número restrito de professores colaboradores.